5 ótimos programas para fazer neste feriado friorento em SP

Por fabiana seragusa

Quem ficou em São Paulo neste feriado prolongado de friozinho e chuva pode curtir a cidade no teatro ou no cinema. A lista abaixo traz detalhes sobre dois filmes e três peças que valem o passeio —para já começar bem a semana.

 

CINEMA

“Homem Irracional”
No novo filme de Woody Allen, Joaquin Phoenix é um professor de filosofia desiludido com a vida, que não vê mais prazer em nada. Ele vai lá, dá suas aulas —expondo ideias desanimadas acerca dos temas— e vive seus dias sem se relacionar de forma mais profunda com ninguém. Até que um dia, enquanto faz um lanche com uma de suas alunas, escuta uma história na mesa ao lado que acaba dando sentido à sua vida. A partir daí, o filme ganha uma pitada de mistério —com tensão, mortes e reviravoltas.

X

“Que Horas Ela Volta?”
O filme nacional foi premiado e exibido em vários países antes de estrear no Brasil: ganhou na categoria melhor filme no festival de Berlim; e Regina Casé e Camila Márdila dividiram o prêmio de melhor atriz no Sundance. Dirigido por Anna Muylaert, o longa fala sobre uma babá que deixou sua filha pequena no interior de Pernambuco para trabalhar em São Paulo. Quando a menina vai ao encontro da mãe, que mora na casa onde trabalha, as silenciosas barreiras de classe que imperavam por lá são quebradas.

X

 

TEATRO

“O Capote”
Baseada no conto homônimo de Nikolai Gógol (1809-1852), a peça ganhou sessão extra aos domingos (17h e 19h) e também fica em cartaz às segundas, inclusive neste feriado —mas é bom correr porque há pouquíssimos ingressos (R$ 10). Rodolfo Vaz interpreta Akaki, o protagonista, que é escrevente em uma repartição pública em São Petersburgo e sofre bullying dos colegas —por ser tímido e por andar com um capote (casaco de frio) velho. Ele trabalha, trabalha, mas não tem dinheiro para comprar um novo. Em cena também estão os ótimos Rodrigo Fregnan e Marcelo Villas Boas, além da musicista Sarah Assis, que toca uma trilha envolvente composta por Dr. Morris.
O espetáculo é triste, marcante e faz pensar em nossas próprias vidas.

X

“Só”
O Grupo Sobrevento promove um espetáculo lindo sobre solidão, limitações, as funções mecânicas e desgastantes do trabalho, enfim, sobre as relações contemporâneas. Não há falas, apenas uma sequência de cenas metafóricas que fazem uso do teatro de objetos, com uma iluminação (Renato Machado) e uma trilha (Arrigo Barnabé) que dão ainda mais força à montagem. Em cena estão Sandra Vargas, Maurício Santana, Sueli Andrade, Daniel Viana e Liana Yuri, sob a direção de Luiz André Cherubini e Sandra Vargas.

X

“Sucesso a Qualquer Preço”
A última sessão da peça de David Mamet será neste domingo (6), às 18h. Ainda dá tempo de prestigiar a versão brasileira do texto que, no cinema, foi interpretado por nomes como Al Pacino, Jack Lemmon e Kevin Spacey. Por aqui, Norival Rizzo e Marco Pigossi encabeçam um elenco que se completa com Andre Garolli, Renato Caldas, Marcos Daud, Didio Perini e Alexandre Freitas. Ambientada na Nova York de 1970, a peça mostra um grupo de corretores de imóveis que participam de um “torneio” para ver quem vende mais. A direção é de Alexandre Reinecke.

X