O ator holandês Eelco Smits está no Brasil para a estreia mundial da peça “Canção de Muito Longe”, que faz parte da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). As sessões começaram quarta e vão até sábado (14).
No espetáculo, ele interpreta um executivo que precisa sair de Nova York, onde vive, e ir a Amsterdã para o funeral de seu irmão. A história é toda contada por meio de cartas que ele passa a escrever para o parente morto.
A peça dura 1h10, e durante cerca de 40 minutos o ator fica totalmente pelado em cena. Andando de lá pra cá, ele ri e chora relembrando momentos de sua infância, da adolescência e do relacionamento distante que mantém com os pais. O pai, aliás, o “acusa” de nem ter ligado tanto para a morte do irmão. Mas é pra ele, o irmão, que o rapaz escreve cartas e mais cartas, talvez na esperança de amenizar um pouco o afastamento que havia entre os dois.
Perto da família é que ele consegue se perceber como realmente é. Talvez por isso o desnudamento. O cenário é simples e belo, com jogos de luzes, neve e ambiente que remete à frieza dos relacionamentos quase sempre mostrados ali. Tem até um ar-condicionado em cena, ligado quase todo o tempo.
“Canção de Muito Longe” é uma co-produção entre a MITsp e o grupo Toneelgroep Amsterdam. Os ingressos estão esgotados, mas muita gente que chega lá e fica na fila de espera consegue entrar.